- *Tabalhar pela Internet*: 2016-01-31

6 Formas de Divulgar a SUA Empresa ou Produtos na Internet

6 Formas de Divulgar a SUA Empresa ou Produtos na Internet
Dado o elevado crescimento da internet, e a quantidade de esforço que tem sido dedicado, quer à divulgação de empresas, quer à publicitação de produtos através deste canal, é conveniente analisar a forma de conseguir melhores resultados com a sua presença online.

A lei 20 80 diz que 20% do esforço gera 80% do resultado. Vamos ver os 80% que tem de facto impacto, e a forma de os alcançar com o menor esforço de publicitação possivel.

Desde as visitas dos motores de busca, aos seguidores nas redes sociais, passando pelos foruns e o relatório de visitas ao site, veremos tudo o que precisa para se fazer notar.

Depois de ler atentamente, irá obter melhores resultados do seu esforço de divulgação na internet, e conseguirá alcançar aquela visibilidade que sempre desejou para a sua empresa.

6 Formas de Divulgar a SUA Empresa ou Produtos na Internet

1. Aumente o SEU Ranking nos Motores de BuscaAs visitas dos motores de busca representam mais de 60% das visitas a um site, podendo chegar aos 99%. É fundamental aumentar o ranking do seu site para se posicionar adequadamente para as palavras chave relacionadas com a sua actividade. Estar nos três primeiros lugares do ranking para uma determinada pesquisa equivale a um CTR (click through rate) de mais de 30%. Assim, para uma palavra chave com 10.000 pesquisas mensais, os primeiros lugares equivalem a mais de 3.000 visitas mensais ao seu site. Já imaginou o potencial destas visitas que pesquisam pela sua actividade? Já imaginou o que era ser um restaurante em lisboa e estar em primeiro lugar quando pesquisassem por “restaurantes em lisboa”? Veja como aumentar o seu ranking e conquiste o lugar com que sempre sonhou


2. Conquiste Mais Seguidores nas Redes SociaisPor muito activo que possa ser nas redes sociais, de pouco serve caso não tenha o número de seguidores, fãs, ou amigos, necessário para causar impacto com a sua mensagem, e exponenciar a divulgação da mesma. Conquistar seguidores nas redes sociais é fácil desde que sejam respeitadas algumas poucas premissas. A principal é a de que a internet é o mundo do GRÁTIS, e, portanto, nada como oferecer algo grátis, de preferência conhecimento, ou acesso a conhecimento (necessitando de ser seguidor para ter acesso, por exemplo), para conquistar a atenção de alguém. Ofereça peças de conhecimento pelas redes sociais, em sitios de elevada exposição, e veja o número dos seus seguidores subir consistentemente. Melhore as suas capacidades de escrita para que estas peças de texto sejam mais aliciantes. Esta técnica, levada ao extremo, leva à captação de evangelistas, aqueles que defendem a sua empresa, e os seus produtos, sem necessidade da sua intervenção. 


3. Escreva em Foruns e Blogs da SUA EspecialidadePara além das redes sociais, e dos motores de busca, os foruns e blogs vem logo a seguir no que diz respeito à facilidade em ganhar visibilidade. Além disso é fundamental diversificar, para não estar dependente exclusivamente das visitas com origem nos principais motores de busca e redes sociais, que em conjunto costumam representar mais de 90% das visitas aos sites. Já imaginou o que aconteceria se deixasse de ter visitas destas duas origens de um dia para o outro? Embora nos Foruns e Blogs não haja contagem de seguidores, aplique a mesma técnica descrita no ponto anterior, por forma a captar o máximo de atenção e notoriedade top of mind na comunidade alvo. Tenha atenção para não comprometer a sua imagem nem pôr a ética da comunidade em causa. Por norma, na barra inferior de qualquer forum, é possivel verificar quantos utilizadores estão inscritos. Procure por foruns com o máximo de users inscritos possiveis, e que tenha posts actualizados, sinal de vitalidade. Quando escreve num fórum, ou comenta num blog, a sua mensagem é imediatamente divulgada para todos os que entrarem online. Só deverá divulgar a sua empresa, e publicitar os seus produtos através de links na assinatura, pois qualquer outro tipo de prática é condenável, a não ser quando solicitado pelos próprios utilizadores do forum. 


4. Aumente a Interacção com os SEUS VisitantesCaso o seu site seja completamente estático, talvez seja altura de lhe acrescentar alguma dinâmica. Hoje em dia isto é fácil com a inclusão dos botões “Gosto” e “+1”, fornecidos pelas próprias redes sociais, o que dá a hipótese de captar a atenção agora, para divulgar mais tarde. Contudo, não se fique por aqui. Em primeiro lugar dê a possibilidade aos seus visitantes de se inscreverem numa newsletter para acompanhar as suas noticias, e lançamento de novos produtos, ou promoções. Em segundo lugar, talvez seja conveniente lançar campanhas especificas para as visitas ao seu site, permitindo, inclusive, testar a eficácia das mesmas, a baixo custo, antes de as lançar em campanhas publicitárias nos media. A alteração da imagem relativa à campanha leva a que o site pareça ter dinamismo. Do mesmo modo, incentive a intervenção dos seus seguidores nas redes sociais. Seja dinâmico na comunicação, questionador, interventivo, e tenha o hábito de colocar links para o seu site. 


5. Mantenha o Contacto com o SEU Mercado AlvoNão adianta ter uma página do facebook se não escreve nada na mesma, ou uma newsletter se nunca envia emails informativos. O contacto regular contribui para o OTS (opportunity to see) , ajudando ao aumento da notoriedade, e fazendo com que seja mais fácil o cliente se lembrar de siquando tiver uma necessidade que possa ser satisfeita pela sua empresa. Aconselhamos à utilização preferencial do canal email, dado que os estudos mostram que o email continua a ser o principal canal de contacto na internet, e possui a maior taxa de culpabilidade quando não é respondido. 84% das pessoas revela que responde sempre aos emails que recebe, ou sente vergonha por não o fazer. Esta taxa é superior à das SMS (62%), e muito superior a mensagens instantâneas nas redes sociais. ATENÇÃO! Não confundir o envio de newsletters informativas com SPAM. Este é dos erros que pode destruir o seu esforço de divulgação. O SPAM prejudica a sua imagem e contribui para a associação de valores negativos à sua empresa. A Sigma Quadrado sugere que nunca faça SPAM! 


6. Faça uma Análise das Visitas ao SEU Site
As grandes empresas, hoje em dia, têm colaboradores exclusivamente dedicados à análise de relatórios de visitas e à detecção de padrões que possam ser monetizados, ou contribuir para uma melhoria da experiência do utilizador enquanto navega no site. É conveniente sistematizar trimestralmente, no minimo, uma análise ao relatório de visitas ao site. Tenha em atenção as fontes de visitas principais, quer em número, quer em qualidade, e reforce o seu investimento nestas. Pelo contrário, elimine tudo o que não lhe dá qualquer proveito. Certifique-se de que o seu posicionamento é o correcto através das métricas quantitativas, e confirme a eficácia do seu site através das métricas qualitativas. Observe os resultados dos esforços resultantes deste artigo, e defina a estratégia de crescimento para o trimestre seguinte. Veja o seu número de visitas florescer, e o retorno da sua presença na internet a aumentar. 

Cooperativismo também pode ser vantajoso para lojas virtuais.

Aumento da capacidade de negociação junto aos fornecedores é apenas um dos diversos benefícios que a parceria pode gerar.

Cooperativismo também pode ser vantajoso para lojas virtuais
Assim como acontece com as lojas físicas, existem estratégias de organização que são capazes de fortalecer os pequenos empreendedores de e-commerce. Seja para comercialização, aquisição ou entrega dos produtos, estabelecer parcerias com outras empresas de comércio eletrônico pode beneficiar todos os envolvidos em diferentes áreas de gestão dos negócios.
Isso porque um dos grandes diferenciais pode estar no volume negociado. Não é novidade que os grandes varejistas geralmente conseguem condições especiais, seja no preço ou no prazo para pagamento, em virtude das grandes quantidades negociadas. Com isso, conseguem repassar os produtos com preços mais baixos para seus clientes, o que acaba por atrair e fidelizar os consumidores.
Durante o “Seminário E-commerce Pernambuco – Legislação e Tributação no Comércio Eletrônico”, realizado no dia 20 de maio de 2014, em Recife, o advogado Márcio Cots, especializado em direito digital e e-commerce, chamou a atenção dos empresários para a oportunidade de se organizarem em cooperativas ou consórcios de consumo.
Para ele, esta é uma forma de criar mecanismos de defesa e de se fortalecerem diante de um mercado em pleno crescimento, no qual a competitividade é alta. Para Márcio, essa solução "é um jeito de consumir um volume maior e com maior poder de negociação".

Plataforma e distribuição

Para além da capacidade de negociar maiores volumes junto aos fornecedores, o associativismo entre pequenos e-commerce pode gerar retornos positivos em várias outras áreas.
Por exemplo, existem duas questões que são bastante sensíveis para as pequenas lojas virtuais: definir a plataforma de e-commerce e estabelecer uma boa relação com a empresa que vai ficar responsável pela etapa final do processo de compra: a entrega do produto para o consumidor.
Com relação à plataforma, antes de decidir por uma ferramenta própria ou uma de terceiros, o empreendedor precisa analisar com bastante cuidado o tamanho do seu negócio e a sua necessidade. Em geral, a tendência é por querer utilizar uma plataforma própria por conta da possibilidade de fazer as customizações necessárias, mas isso tem um custo que nem sempre pode ser arcado pelo pequeno empreendedor. Uma cooperativa poderia mais facilmente desenvolver uma ferramenta capaz de atender às necessidades e especificidades dos seus cooperados.
Já a outra dificuldade aqui mencionada, a distribuição, poderia ser mais facilmente resolvida com o aumento do volume de produtos a serem entregues. Isso porque, embora muitas vezes tenham prazos e preços melhores do que os dos Correios, as transportadoras geralmente exigem um volume mínimo que nem sempre é atingido pelas pequenas lojas virtuais.
O fato é que, em um cenário cada vez mais competitivo, a cooperação entre empresas de pequeno porte pode ser uma estratégia eficiente para fortalece-las. Estabelecer parcerias para fazer compras, pesquisas, partilhar riscos e custos para explorar novas oportunidades pode tanto valorizar os produtos e serviços das empresas cooperadas quanto garantir a sustentabilidade delas.

Dez dicas de sucesso para vender na internet.

Vender pela internet requer mais atenção. Veja dez dicas para ajudar o empreendedor a montar uma loja virtual bem-sucedida.

O comércio eletrônico é um espaço virtual no qual produtos e serviços são ofertados aos clientes por meio da internet. Trata-se de um canal online em que consumidores podem fazer e acompanhar compras, pedir encomendas, realizar transações financeiras, entre outras coisas, diretamente de qualquer lugar.
Para vender, não importa qual seja o negócio, é preciso satisfazer o cliente. Na internet, a lógica é a mesma. No entanto, devido a particularidades do universo online, é preciso estar atento a fatores-chave de sucesso. Caso contrário, por maior que seja o esforço, as vendas na web podem não decolar.
Veja, a seguir, 10 dicas para o sucesso no mercado digital.

Estar preparado para entrar na internet

Antes de dar o primeiro passo, é preciso entender o que está por trás de um e-commerce: quais investimentos são necessários; quem são os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes; como será a estratégia de marketing.
Para isso, é necessário elaborar um Plano de Negócios, que reduzirá as chances de fracasso e testará a viabilidade do projeto. Tenha em conta também que é possível concorrer em nichos, nos quais o pequeno negócio poderá ser mais eficiente, ou no mercado de massa, em que a competição será basicamente por preço.

Ter um site 100% funcional e de ótima navegabilidade

Tudo que estiver disponível no site deve funcionar da melhor forma possível. O cliente precisa ter facilidades ao entrar na loja (usabilidade). Caso contrário, ele desiste em um clique e dificilmente voltará.
Os problemas mais comuns são: site lento, imagens muito pequenas, grande quantidade de anúncios, pouco contraste entre fundo da página e cor da letra inadequada.

Ser verdadeiro e legal

Deve-se evitar prometer o que não se pode cumprir. Também é bom não deixar o cliente confuso, por exemplo, sobre cobrança de frete ou prazo de entrega.
Isso dará confiabilidade ao site e poderá ser fator decisivo de compra. Já em termos legais, o empreendimentos deve alinhar-se às regras obrigatórias para funcionamento de lojas virtuais (nome, CNPJ, atendimento ao cliente etc.).

Ter obsessão pela logística

Não existe contato físico na compra pela web, e isso gera uma grande expectativa no cliente para receber a mercadoria. O tempo de espera deve ser igual ou menor que o prazo acordado no site. E a mercadoria tem que chegar impecavelmente embalada. Sempre!

Oferecer multicanais ao cliente

É necessário estar presente nas redes sociais, ter um chat ou um e-mail específico para o atendimento ao cliente, colocar o número de telefone bem visível no site. Se o empreendimento não tiver um site ou o empreendedor ainda não sabe como criá-lo, é bom avaliar possibilidades de inserção em Market Places, isto é, em locais virtuais para negociações de comércio eletrônico.
Avaliar a possibilidade de criar um blog, sobretudo se estiver em um mercado de nicho em que conteúdos sejam influenciadores de compra, é uma boa ação. Além de reunir o público-alvo, o blog serve para divulgar ofertas da loja virtual, o que favorece aos mecanismos de busca atribuir relevância à loja.
É muito importante facilitar ao máximo o acesso do cliente ao negócio, pois o comprador pode sentir a necessidade de contatar a loja antes, durante e depois da compra. E todos os canais precisam efetivamente funcionar. Se algum não funciona, é melhor não ter.

Montar uma equipe preparada e bem treinada

Para cuidar do conteúdo, do design, de questões relacionadas à tecnologia da informação e ao marketing. Todos esses profissionais devem conversar, interagir, se integrar, para que se alcance êxito no trabalho que cada um executa.

Anunciar

Uma boa maneira é começar fazendo testes com pequenos investimentos e medindo os resultados (verificar se houve aumento de cliques, de visitas e de vendas).
Há muitas maneiras de fazer anúncios na internet: por links patrocinados (destaques do empreendimento em mecanismos de busca como Google e Yahoo) ou pelas mídias sociais (canais nos quais se pode ter uma segmentação de público-alvo mais refinada – também se paga por clique).
Em todos esses formatos de anúncio, o mais comum é pagar por clique.

Investir em SEO (Search Engine Optimization)

A tradução do termo, Otimização para Mecanismos de Buscas, já diz muito. O trabalho de SEO é otimizar um site e direcionar os motores de busca para dar destaque ao conteúdo.
Hoje, os sites de busca são a principal fonte de procura de informações pelos que navegam na web. Portanto, ter um site bem posicionado nesses buscadores é fundamental para ser visto.
O trabalho de SEO é lento e deve ser ininterrupto e detalhado para gerar resultados relevantes. Quando bem-feito, gera maior visibilidade para o negócio e diminui a necessidade de investimentos em anúncios.

Ter um site seguro

Há diversas empresas que oferecem serviço de proteção ao site, análise de vulnerabilidades e bloqueio de ataques para garantir operações seguras. É preciso avaliar a solução ideal para o porte do negócio, mas não se pode deixar de garantir segurança ao cliente no momento da compra, pois este é um dos fatores mais determinantes de compra no mercado digital.

Investir na gestão do negócio

Depois que o cliente clica no botão comprar, no site de uma loja virtual, se inicia uma complexa e delicada operação, invisível aos olhos dos clientes e que inclui logística, gerenciamento de pedidos, estoque, relatórios, faturamento, entre outros.                                                                                                                      

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Se você sempre quis ser uma maquiadora e desistiu porque não tem tempo de frequentar aulas presenciais, tenho uma ótima notícia.
A Bia Make up, maquiadora profissional de Santa Catarina, criou o curso “Maquiadora de Sucesso” que é online e você pode assistir de onde quiser.
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Bia, autora do Curso Maquiadora de Sucesso

Promessa

O curso Maquiadora de Sucesso promete que você aprenderá a ser uma maquiadora de sucesso reconhecida e realizada em 5 semanas, com emissão de certificado.
  • A princípio a promessa parece audaciosa, porém lendo os depoimentos de algumas alunas dá para perceber que isso é possível, basta ter dedicação e seguir as aulas.

Fotos do Curso Maquiadora de Sucesso

Creio que você está curiosa para ver como é o trabalho da Bia correto? Sem problemas, eu também estava no começo, muitas dúvidas e etc… Confira a seguir lindas fotos da Bia Make up.

Depoimentos

Veja os depoimentos de algumas alunas que fizeram o curso e já estão com o Certificado em mãos, trabalhando profissionalmente.
“Se não fosse o Curso dela Hoje eu não teria uma loja virtual com produtos de qualidade, o curso dela foi muito bom para conseguir fazer uma maquiagem tanto para o dia quando para a noite, E se você esta pensando em fazer esse curso eu recomendo porque você não vai se arrepender, é realmente muito bom!”

Thayse – Shoppingdamaquiagem.com.br

“Já trabalhava com maquiagem, depois que eu fiz o curso as minhas clientes aumentaram, eu indico vocês a estarem fazendo, ainda mais agora que você vai poder estar voltando e revendo as técnicas de maquiagens utilizadas, acrescentou muito no meu crescimento profissional, gente, indico vocês a estarem fazendo o Curso, que é um investimento para a carreira de vocês!”

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